terça-feira, 26 de março de 2019

OS 32 CAMINHOS DA SABEDORIA NA CABALA


                        





      Da segunda mais elevada Sephirah, Chokmah, plasmam os trinta e dois caminhos das cintilações, ou seja, os caminhos iluminados, através dos quais os homens que atingem a "iluminação" se conectam com a fonte da Sabedoria.
      O primeiro caminho chama-se a "Admirável Inteligência”, Coroa da Glória Suprema. Esta é a luz permite compreender a "causa sem causa", a Glória daquele que É, Será e que Vai Ser; a Causa primária. Este é o Ain Soph, o "incognoscível", que, segundo a Cabala, nenhuma criatura pode atingir. Porém aquele que atinge a verdadeira iluminação renasce em "espírito vivificante", e morre como criatura, atingindo o princípio divino que jazia latente dentro de seu próprio ser.
      O segundo caminho é chamado de "Inteligência que Ilumina". É a Coroa de toda a criação e a magnificência da Suprema Unidade. Sua elevação sobrepõe-se sobre todas as criaturas; é a segunda grande glória manifesta no esplendor da divindade.
      O terceiro caminho é a "Inteligência da Santificação", a base da primeva sabedoria que engendra a fé e todo seu poder inerente. Consubstanciada nas "verdades eternas", planifica os caminhos e amplia os horizontes luminosos nos quais se elevam os princípios da santidade.
      O quarto caminho é o da "Inteligência Recipiente". É o caminho onde "desaguam" os "rios de água-viva" procedentes das Potencialidades Superiores, emanadas de Kether infundindo a plenitude das virtudes espirituais.
      O quinto caminho é a "Inteligência Radicular", que tem sua procedência das profundezas da primordial sabedoria.
      O sexto caminho é a "Inteligência da Influência Intermediária”. Na qual são multiplicados o eflúvio das emanações e distribui esta influência a todos os “buscadores da verdade" cujo discernimento os uniu em sua magnitude.
      O sétimo caminho é aquele da "Inteligência Oculta". Ela abraça em sua abrangência de luz todas as intelectualidades despretensiosas, alcançada através dos olhos do espírito e da força da fé.
      O oitavo caminho é aquele da "Inteligência Plena e Perfeita" . Dela são emanados os princípios, e sua essência reside no âmago da Esfera que lhe é própria.
      O nono caminho é a "Inteligência Purificadora".  Ela é quem faz a purificação das Sephiroth, integrando-as na unidade da energia primordial.
      O décimo caminho é a "Inteligência Resplandecente”, que reside na Sephirah Binah, é de onde procede ao fogo que se distribui em todos os luminares. A partir dela são engendrados os princípios de todas as formas.


      O décimo primeiro caminho é a “Inteligência do Fogo”; é o” véu do templo" que separa o Santo do Santíssimo, ou seja a ordem das essências superiores e inferiores.
      O décimo segundo caminho é a “inteligência da Luz", é o estado de onde procedem as visões reveladoras.
      O décimo terceiro caminho é aquele da “Inteligência Indutiva da Unidade". Esta é a que descortina a verdade, indicando-a para que nunca o espírito incorra no erro da "mentira".
      O décimo quarto caminho é o da "Inteligência Iluminativa dos Arcanos". Nela está fundamentada a santidade, a libertação do ego e o princípio da abrangência.
      O décimo quinto caminho é o da "Inteligência Constitutiva". É aquela que possui o caráter criador.
      O décimo sexto caminho é o da "Inteligência Triunfante". Que plasma a bem aventurança àqueles  que são consagrados aos princípios da justiça.
      O décimo sétimo caminho é aquele da "Inteligência Dispositiva", que dispõe sobre os fiéis guardiões do amor incondicional para que recebam os dons espirituais.
      O décimo oitavo caminho é aquele da "Inteligência Afluente". É de onde são extraídos os arcanos e as ocultas ciências envoltas em sua essência.
      O décimo nono caminho é a "Inteligência do Segredo". É de onde advêm as atividades espirituais e seus direcionamentos.
      O vigésimo caminho é o da "Inteligência da Vontade". Esta é a qual prepara e direciona para a senda da sabedoria primordial.
      O vigésimo primeiro caminho é o da "Inteligência Agradável". Pois gera a satisfação daqueles que a alcançam, através dela a essência divina flui em forma de bênçãos.
      O vigésimo segundo caminho é da "Inteligência Fiel". Esta dispensa e promove as virtudes a todos aqueles que se acolhem em seu seio.
      O vigésimo terceiro caminho é o da "Inteligência Estável". Esta é a Consciência presente em todas as Sephiroth. É o alicerce formado pela energia primordial, raiz de todas as luzes e de todas as formas.


      O vigésimo quinto caminho é da "Inteligência da Provação". É a qual submete aqueles que a alcançam às provas para trilharem os caminhos superiores.
      O vigésimo sexto caminho é da "Inteligência Renovadora". É através dela que todas as coisas transformam, transmutam e renovam. É o conhecimento dos ciclos que regem a dinâmica do universo.
      O vigésimo sétimo caminho é o da "Inteligência Dinâmica”. É através dela que se tornam compreensíveis os movimentos, os ritmos e as vibrações. (O espírito de todas as coisas).
      O vigésimo oitavo caminho é o da "Inteligência Natural". É por ela que se torna compreensível e concebível  a perfeição da natureza , assim como todas as leis da mecânica celeste.
      O vigésimo nono caminho é o da "Inteligência Corpórea". Através dela tudo aquilo que é corporificado no mundo é compreendido, fazendo-se cientes os domínios dos elementos que presidem a matéria.
      O trigésimo caminho é o da "Inteligência Coletiva". Aqui são concebíveis todos os assinalamentos astrológicos e suas influências, sua dinâmica, sua expansão e sua relação com o microcosmo.
       O trigésimo primeiro caminho é o denominado "Inteligência Perpétua". A compreensão das características solares e lunares e todo o equilíbrio advindo da dinâmica astrológica destes corpos estão nela configurados.
       O trigésimo segundo caminho é o da "Inteligência Adjuvante". Nela estão equacionadas todas as operações dos sete planetas e suas atribuições junto aos assinalamentos celestes, que canalizam as tendências e determinam os destinos .
Om tat sat.


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