quinta-feira, 4 de agosto de 2016

O PRANA

     


   O desconhecimento da importância da respiração tem causado muito prejuízo à capacidade vital do ser humano , principalmente na maioria dos ocidentais.


   Se repararmos na nossa própria ação de respirar notaremos que executamos este ato superficialmente. Não inflamos os pulmões em sua plena capacidade, e mal expelimos o ar residual contido em suas porções inferiores.
   Essa atitude deficiente de se executar o ato respiratório reduz a capacidade pulmão no aproveitamento do oxigênio, e , consequentemente , confere à corrente sanguínea uma reduzida carga deste gás essencial à manutenção de nosso corpo físico denso.
   O resultado desta deficiência de oxigênio ocasiona um estado de permanente intoxicação no corpo humano, privando-o de um melhor estado de consciência, afastando a serenidade e debilitando a saúde geral.
  Este aproveitamento reduzido da capacidade pulmonar acaba por atrofiar as porções não utilizadas, gerando sempre um acúmulo e proliferação de microorganismos causadores de inúmeras moléstias e indisposições. Na verdade a grande maioria das pessoas utiliza apenas um terço da capacidade pulmonar.
   Para compreendermos a importância da respiração não devemos nos restringir apenas à absorsão do oxigênio. É necessário o conhecimento de um princípio hiperfísico que permeia a natureza, cuja sutileza está alguns bilhões de vezes acima do próprio oxigênio.
 Prana é a força de todas as manifestações energéticas a nível essencial da vida. É o princípio essencial do universo , que impulsiona a vida desde os elétrons até os insondáveis sistemas planetários. Citei os elétrons por uma finalidade didática, pois o Prana dá energia às desconhecidas partículas ainda muito menores e desconhecidas da ciência oficial.
   O Prana deriva do Fohat,  a energia das mais sutis, conhecida no meio místico como a partícula primordial.
   As pessoas que possuem o dom particular da clarividência conseguem observar pequenos pontos luminosos na atmosfera sob o céu azulado, esse enxame de pequenas luzes são os glóbulos vitais de energia prânica que confere a força vibratória que da forma e sustentabilidade a todas as coisas.
   É através da respiração correta e das inúmeras formas de exercícios respiratórios que absorvemos essa energia cósmica, que inunda todo nosso ser da plenitude de energia que encadeia todas as reações essenciais , seja de ordem física, psíquica ou etérea.
   Citarei aqui o utilíssimo recurso de obtenção da energia prânica através da respiração profunda. Deveremos sentar em uma posição confortável com o busto erecto. Descansar a mente isolando-se de todos os pensamentos que possam desestabilizar um estado de paz e de tranquilidade. É essencial que pensemos em "Deus", sejam quais forem as concepções que tenhamos de amor , harmonia , verdade e justiça. Aspira-se o ar lentamente através das narinas, sem forçar os pulmões. Reter o ar por poucos segundos e expirar lentamente pelo nariz . Buscando sempre , sem forçar, expandir ao máximo a capacidade pulmonar, assim também como esvaziar ao máximo, expelindo os resíduos de gás carbônico. Durante o curto período de retenção do ar deve-se imaginar o prana interpenetrando todo nosso ser , nossas células, nosso pensamento, nossa alma. E , ao expirar deve-se imaginar a retirada de todos detritos , toxinas  e energias nefastas.
   A regularidade deste exercício , que poderá ser por volta de 10 a 15 minutos irá conferir uma sensação de serenidade , disposição e alegria. Não importa qual hora poderá ser efetuado, porém , se for possível, poderá ser preferencialmente ao nascer do sol , que é a hora da renovação das forças da natureza.
   A respiração profunda , acima descrita , com o passar do tempo tenderá a ser efetuada a cada momento, em todas as atividades do dia a dia, deixando-se o velho hábito da respiração superficial. Também este ato de respirar profundamente irá constituir a base de todos os exercícios respiratórios, para que se alcance a etapa do raja yoga denominada pranayama , que é o domínio do prana.
   Uma vez tendo dominado a força prânica um novo horizonte se descortinará. A polaridade de nossos corpos densos ou sutis se equilibrarão inaugurando um novo momento na evolução espiritual , repelindo forças e disposições nefastas e atraindo, sempre mais , grandes ondas de energias de luz, de amor e de sabedoria.
   Todo conhecimento, toda sabedoria e poder têm início no domínio próprio, e o pranayama nada mais é que um resgate da essência, da própria essência que nos constitui e nos dá a vida , em sua plenitude.
   Namastê.
 

6 comentários:

  1. Adorei compreender a importância da respiração! 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Respiramos sem dar a devida importância a tal ato. Hoje iniciarei a respiração conciente. Namastê

    ResponderExcluir
  4. Mais do que um simples ato mecânico,esta função tão negligenciada por nós que é a respiração na verdade é uma forma de entrar em contato com uma energia Sublime e Essencial,capaz de nos trazer plenitude. Excelente texto sobre um tema tão fundamental em nossas vidas. Gostei demais!

    ResponderExcluir
  5. Mais do que um simples ato mecânico,esta função tão negligenciada por nós que é a respiração na verdade é uma forma de entrar em contato com uma energia Sublime e Essencial,capaz de nos trazer plenitude. Excelente texto sobre um tema tão fundamental em nossas vidas. Gostei demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🕉️✡️🕉️✡️
      Namastê
      Paz e luz

      Excluir