terça-feira, 9 de agosto de 2016

OS MANTRAS

 


   Mantras são sons , palavras , versos ou orações que , por si só, produzem vibrações cósmicas. Provém a palavra do sânscrito "man", cujo significado é pensar, e "tra", cujo significado é instrumento, juntos formam "instrumento de pensar", ou seja exteriorizar o pensamento na forma de sons, a "vocalização"  Nem sempre , porém, tais vibrações podem ser positivas ou benéficas. Havendo sons que emitem ondulações onde forças positivas assim como também aqueles que geram energias negativas, nefastas e , até mesmo, destruidoras.
   É importante frisar que a grande maioria das emissões vocálicas atingem seu propósito de acordo com a pureza e a intencionalidade dos pensamentos. Os mantras , no entanto , independem da intencionalidade do pensamento. Possuem na própria entonação a capacidade de modificar as vibrações. Vibrações que , no ocultismo se denominam "tammâtricas" na sua essência, que, quando modificadas passam a se chamar "tatwas".

   Os hindus são conhecedores das propriedades mântricas há milênios, e toda ritualística do brahmanismo está consubstanciada na utilização correta dos sons que modificam o "grande alento".
   Toda matéria é constituída por partículas e sub partículas , que , por sua vez , são formadas por "ondas de energia", em uma gradação das mais densas até as infinitamente sutis . E , é justamente nessas vibrações da mais ínfima sutileza que os mantras atuam , remodelando toda a estrutura constituinte das energias que emolduram todo aspecto da natureza.
   Como havia citado anteriormente, há para cada tipo de vibração a sua "partícula" modificadora , que , como um reagente , transforma a essência de cada "onda vibratória", alterando seu ritmo no tempo e no espaço.

   Aquele que conhece o segredo da conformação energética que compõe todas as coisas, e as palavras que modificam-nas possuem um grande poder. O qual se for utilizado para o bem produzirá efeitos de grande valia para a evolução da humanidade. Quando , porém, for utilizado para finalidades egoístas e desprovidas de discernimento, acarretará a formação de karma terrível àqueles que fazem mal uso deste grande poder.

   Em ocultismo é chamada "luz astral" a essência formadora de nosso sistema de coisas. Os hindus a chamam "akasha" , que é a essência "na qual se desenham os pensamentos", e a partir do desejo se adiquire forma e consistência. O poder em "criar" a partir da luz astral é denominado , em sânscrito, "kriashakty". Nisto se resume o poder da vontade aliado ao conhecimento mântrico da modificação das sequências vibratórias.
   Alguns mantras são amplamente conhecidos através do yoga e das escolas iniciáticas. Um mantra de grande eficácia consiste na entonação da palavra "omm" ou "aum", que harmoniza de maneira espetacular qualquer ambiente com as mais fortes energias positivas. Tanto que a maioria dos mantras se iniciam com "omm". "Aumm mani padmi humm" conhecidíssimo mantra tibetano de purificação e elevação. E o mais célebre mantra hindu, o "gaiatry mantra", que proporciona paz, relaxamento e harmonização com as forças superiores.

   É extremamente difícil sintetizar em poucas palavras um assunto tão vasto referente aos mantras. Contudo há uma vasta literatura sobre o assunto e um grande número de escolas esotéricas dotadas de precioso saber referente à milenar cultura hindu.

   O importante é saber que tudo aquilo que podemos ver está alicerçado naquilo que não podemos ver, e o invisível preenche todos os espaços no universo, e , é nessa força invisível que poderemos atuar através dos mantras, efetuando curas, limpeza espiritual, resgatando a paz e a harmonização com tudo aquilo que promove a harmonia , o amor , a verdade e a justiça.
   Paz a todos os seres. Namastê.

8 comentários:

  1. Muitas vezes reencontrei equilíbrio pronunciando mantras. Em especial "Aumm mani padmi humm" como mencionado por Sanjay Pandit. No momento em que pronunciamos sentimos entrar em um estado vibracional diferenciado, que nos teletransporta para uma nova realidade mais elevada.

    ResponderExcluir
  2. Aum mani padmi humm é conhecido como o mantra do lótus. Na simples representação simbólica desta flor poderemos descortinar a grandeza e o poder deste mantra , pois o lótus nasce nos mais escabrosos charcos , em meio às aguas pútridas toma a forma de uma das mais belas flores existentes no mundo. Assim é o homem renascido em espírito, que vence a frieza bruta da materialidade e alcança a iluminação. Como uma luz nas trevas esse mantra repele todas as sombras , reestabelece a paz e atrai as mais puras vibrações dos planos elevados. Esse mantra é uma oração, uma prece que testifica o poder transformador do universo , que faz nascer a luz em meio às trevas, que faz brotar a beleza em meio à desolação, e que faz surgir do meio caótico toda a perfeição que inaugura ao olhar humano toda a virtude celestial.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Adoro mantras... em situações que me encontro aflita, me tranquiliza e me trasmite uma paz de espírito. Tambem fazem diferença nas mhs orações, harmonizam o ambiente, fazendo com que as energias negativas se dissolvam... Meu preferido é o omm. Namastê!

    ResponderExcluir
  7. O gayatri mantra se inicia tbm com ommm. "Omm bhor bhuva svaha"...

    ResponderExcluir
  8. O gayatri mantra se inicia tbm com ommm. "Omm bhor bhuva svaha"...

    ResponderExcluir