terça-feira, 2 de agosto de 2016
O ESCORPIÃO
Um velho sábio após uma longa caminhada , junto com seus discípulos, sentou para descansar a beira de um regato.
Foi então que viu um escorpião se afogando naquele riacho. Rapidamente esticou seu braço para alcançar o pequeno animal que agonizava. Logo que suas mãos alcançaram o escorpião , este ferroou-lhe seu dedo indicador. A dor intensa fez com que largasse imediatamente o animal , caindo este novamente sobre a água que retirava-lhe a vida.
O sábio logo em seguida buscou junto a margem um pedaço de madeira , colocou-o sob o escorpião retirando-o da água , o qual , uma vez em terra firme, embrenhou-se por entre a vegetação rasteira.
Um dos seus discípulos, inconformado com a atitude do mestre, indagou : "Mestre , esse bicho ferroou-lhe a mão, tanto que já se faz inchar , e o senhor ainda lhe salva a vida !
O mestre então, muito placidamente, comentou : "Eu lhe fiz um bem e ele agiu conforme a sua própria natureza". Em seguida acrescentou : "o mal, na verdade é um bem , que ainda não compreendemos".
Com os "mestres" violentos poderemos aprender a paz. Com os "mestres" intolerantes poderemos aprender a tolerância. Com os "mestres" arrogantes poderemos aprender a humildade. Com os "mestres intolerantes poderemos aprender a ternura. Com tudo aquilo que vem impregnado de malícia poderemos aprender a valorizar o amor.
A doçura só poderá ser compreendida após sentir o sabor da amargura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um dos ensinamentos mais difícil de cumprir, pagar o mal com o bem.
ResponderExcluirTalvez isto possa ser a própria razão e o sentido da Existência
ExcluirTexto muito bom para refletirmos acerca do bem e do mal...
ResponderExcluirTexto muito bom para refletirmos acerca do bem e do mal...
ResponderExcluirO conhecimento é mais importante que a força...
ResponderExcluirExatamente. Não tenho a menor dúvida disso.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir