Havia um certo rajá no norte da Índia que levava uma vida promíscua . Essencialmente ligado aos prazeres sensuais e ao acúmulo de riquezas tal homem mal notava a miséria da maioria da população de seu país . Passado certo tempo ele foi acometido pela cólera asiática , e, em meio à enfermidade , humilhou-se perante Deus em meio às suas orações prometendo transformar-se em um novo homem.
Curado da moléstia , iniciou uma vida direcionada à retidão , entregou-se à filosofia e à religiosidade desligando-se de toda a devassidão que dominava sua vida anteriormente à cólera. Passado algum tempo, porém , os momentos de tormento foram aos poucos entregues ao esquecimento, e ,gradativamente, retornou à sua vida dissoluta e materialista .
Alguns anos mais tarde teve uma enfermidade nos olhos , e após um longo tratamento repleto de cuidados e penitências , restabeleceu a saúde . Novamente esboçou uma perspectiva de retidão e santidade em sua vida, a qual , após um curto período de tempo desvaneceu-se quando a memória do sofrimento não mais acompanhava seus pensamentos. Um ano mais tarde a mesma doença retornou , e acabou perdendo a visão definitivamente .
Somente após ter sofrido tão duro golpe de perder um dos sentidos que mais aguçava sua vida libidinosa, tal homem reiniciou o propósito de retidão que tantas vezes interrompera , adotando um regra de vida alicerçada na moral e na justiça . E, por esta razão se tornou um rajá amado pelo seu povo , cuja virtude é lembrada até hoje nos monumentos e templos de seu antigo reino. E uma frase, proferida por ele perpetua-se através das gerações : "Bendita cegueira que me legou a mais plena visão ".
A palavra Karma em sânscrito significa "ação ", porém mais do que uma simples tradução esse termo traduz uma lei universal, equacionando todas as ações às inevitáveis reações proporcionais à intensidade destas. Dessas reações , contudo, é imprescindível salientar que existe um propósito , direcionador de todas as perspectivas existentes no universo , que é a transformação .
Todas as "coisas" existentes seguem um caminho de transformação , e nenhuma delas surge do nada. Todas seguem um caminho equacionado pela "consciência cósmica " que estabelece as leis que engendra o universo. Cada cenário é o resultado de uma infinita cadeia de circunstâncias que modifica, transforma e estabelece. Assim como é na mais ínfima partícula vem a ser também no infinito pavilhão onde as galáxias estão assentadas . Tudo vibrando " entre dois infinitos e entre duas eternidades".
A idéia básica subjacente àquilo que se tem por noção de Karma é a de que a própria natureza tende a restabelecer o equilíbrio. Se´pois, algo ocorre em sentido contrário ao equilíbrio natural, uma reação é produzida no sentido inverso à ação promotora deste desequilíbrio, para que a ordem das coisas seja restabelecida.
No hinduísmo o Karma é visto muito mais como um instrumento de libertação do que uma punição imposta pelo universo para atribular os seres humanos, tanto que existe uma prática espiritual denominada Karma-yoga cujo objetivo é libertar o Homem da matéria e da ilusão, para ser atingido um estado de iluminação da consciência, através da qual sejam desenvolvidas atitudes de vivência impessoais, algo muito próximo da piedade cristã e da compaixão budista, pois a ação de um karma-yogue não produz reação conduzindo-o a um estado de libertação plena, entre os hindus chamado de "Moksha". Disse , certa vez um mestre indiano: "Quando o lago da mente tiver suas aguas calmas, poderá ser visto em seu leito o ofuscante brilho da pérola do espírito."
É ouvindo a "voz do silêncio " que nos é revelada a essência de toda grandeza da existência , pois tudo está escrito diante de nossos olhos , e a lei do Karma se descortina nas mais simples manifestações de vida diante de nossos olhos . Qualquer ação que estiver coordenada à harmonia universal estabelecerá um resultado profícuo em si mesmo . Uma ação descoordenada com essa harmonia terá como consequências resultados nefastos ao agente propulsor de tal ação . Mas poderá ser perguntado : " em que consiste a harmonia do universo para que se possa agir em conformidade com essa tal harmonia ?" A resposta poderia ser dada com uma simples palavra. Porém , uma simples palavra quase sempre necessita de ilustrações para que se possa estabelecer um sentido claro. Vejamos a própria vida no plano físico . Ela se inicia com a "afinidade" . As energias se agregando, unindo-se densificando ; formando os átomos , que, também por afinidade, se unem formando as moléculas, que se unem formando estruturas aumentando cada vez mais em graus de complexidades, gerando organismos , que também se unem aprimorando-se , formando sistemas e estabelecendo sempre uma simbiose , uma interação , uma unidade ...
O verbo mais utilizado nesta explicação , obviamente , foi o verbo unir. Tudo se faz através da união , é tudo aquilo que une para o aprimoramento, em definição , é o amor . Essa é a chave formadora do universo e a essência direcionador de todas as equações que sintetizam a evolução .
Tudo aquilo que não está consubstanciado no amor entra em desacordo com as leis que regem o universo, e isto provoca uma reação , não da consciência que direciona todas as coisas, mas uma reação originada pela intencionalidade do agente desta própria ação .l
É importante notar que o Karma provém daquela energia que provoca a ação , e não dá ação em si simplesmente. O Karma , longe de ser uma punição , vem ser uma instrução , ou mais precisamente , um guia de enquadramento , como um aviso ao caminhante que tomou um rumo equivocado. O Karma , pois não incide sobre a ação malévola que alguém perpetrou , mas sobre o mal que fez gerar a ação . Como está escrito em um antigo livro do oriente : " O Karma não cai sobre alguém que fez o mal, mas sobre alguém que carrega a maldade". Ou seja , alguém não é punido pela maldade que fez , mas pela maldade que ele carrega.
Toda ação é indiciada pelo desejo , tanto que a palavra "Nirvana " não tem como significado um lugar , nas filosofias orientais, mas um estado , um estado de espírito onde ocorre a supressão dos desejos. Mas a supressão do desejos não pressupõem a eliminação de todos os desejos, do contrário ocorreria uma " dormência " de um espírito ascensionado . Mas é a supressão do desejo egoísta , egocêntrico . Pois o Karma direciona o aperfeiçoamento , e, através do aperfeiçoamento surge o desejo de "reparação". Um "Mahatma" , grande alma em sânscrito , é na Índia , antes de tudo , não um ser inacessível vivendo nos Himalaias , mas alguém que permanece junto à humanidade , auxiliando .
É preciso acrescentar que as energias formadoras do Karma se somatizam, ocorrendo aquilo que denominamos Karma familiar, karma regional, Karmas nacionais e um karma mundial , pois na esfera terrestre estão entrelaçados as ações e suas inevitáveis consequências dentro de todo contexto global, não tanto pelo que foram seus habitantes em vidas prévias, mas pelo que são, justamente porque tudo aquilo que somos é o resultado de nossas próprias ações.
Como citei anteriormente , existe uma consciência cósmica que rege toda transformação do universo. E o karma não configura jamais como uma força punitiva desta consciência suprema, mas sim um agente remodelador, transformador , a justiça aplicada para que ocorra a purificação , como um filtro , que , aparentemente bloqueia a passagem da água , mas que , gradualmente vai purificando , como uma sucessão de filtros , ao fim dias quais a água se torna potável e digna de ser agregada aos mananciais celestes.
O Karma é essencial para que , aos poucos seja tomada a consciência dos próprios erros. E está consciência é a luz que inter-penetra todas as trevas da ignorância . Como se diz no salmo número 19 : " Quem pode entender os seus próprios erros ? Expurga-me dos que me são ocultos". Aqui o salmista pede para que lhe seja aberta a visão para entender deus erros, para que sejam estes vencidos . É o Karma a luz que faz enxergar nossos "demônios " (a ignorância ) , pois estes são muito mais perigosos quando invisíveis do que quando visíveis . Essa é a justiça que provém do amor divino .
Lembremos que o universo é composto de instantes atômicos , sequências infinitas de energias infinitesimais , as quais no seu âmago não possuem dimensão . O próprio tempo e espaço se anulam na realidade que existe muito além da ilusão da materialidade. O Karma é o lembrete de que a matéria , nosso egoísmo alicerçado em nosso "eu" inferior nada significa, diante do amor que tudo unifica e tudo condiciona, dentro de um momento eterno e de um instante infinito.
Concordo plenamente
ResponderExcluirNamastê
ExcluirHari Om tat sat