segunda-feira, 30 de agosto de 2021

A QUIROMANCIA.

                   

 


                                              A QUIROMANCIA.

 

        Às vezes pode parecer infantil acreditar que as características passadas, presentes e até mesmo futuras possam estar  transcritas nas palmas das mãos. Soa mais pueril ainda dizer que todos os mistérios podem estar diante de nossos olhos, e para que os conheçamos basta saber "ler" aquilo que está à nossa adjacência.

        A quiromancia vem das palavras gregas "chiro", cujo significado é mão, e "mancia", que significa adivinhação.

        Quem conhece o ocultismo certamente já ouviu falar dos registros akáshicos, o computador cósmico, onde estão registradas todas as coisas desde a formação do universo. Quem também conhece o esoterismo possivelmente já deve ter ouvido falar da psicometria, um dom reservado a poucos que conseguem ver toda história de qualquer objeto através de um simples toque.

        A ciência, há menos de setenta anos descobriu a estrutura do DNA, o ácido desoxirribonucleico, onde estão alojadas todas as informações características de um indivíduo, assim como toda sua herança genética, inclusive tendências e propensões. "Ler" o segredo da vida, através de uma molécula presente no núcleo das células, poderia soar tão espantosamente quanto à leitura papiloscópica de uma cena de crime. Há menos de dois séculos atrás tais coisas poderiam parecer fantásticas, irrealizáveis. Contudo a ciência constatou a realidade daquilo que pareceria alucinação ao homem do passado. Vivemos em um universo de infinitas possibilidades, como disse Jacques Bergier, o pai do Realismo Fantástico. Não devemos desprezar as possibilidades mesmo que estas possam parecer inverossímeis, impraticáveis ou inimagináveis. O DNA estava presente em todos os seres desde o aparecimento da vida neste planeta, mas foi apenas na metade do século XX que decifraram seu segredo, ou seja, conseguiram ler aquilo que estava escrito e ninguém sabia ler, ou ainda, não sabiam nem mesmo que havia algo para ser lindo no mais recôndito interior da célula. E quantas escritas oculta aos nossos olhos poderão ser decifradas em 100, 200, 500 ou mil anos?

        Não desprezemos coisa alguma que a humanidade pressente, pois podemos sentir aquilo que ainda não entendemos e pressentir aquilo que ainda não sentimos nitidamente.

        A hipnose parecia ser uma alienação, e, no entanto, é amplamente utilizada nos meios terapêuticos. Até mesmo a Terapia de Vidas Passadas tem sido utilizada com evidente êxito. Em regiões do Norte da África, Oriente Médio e interior do Brasil há inúmeras pessoas que conseguem "ler o céu", e fazer previsões do tempo tão precisas quanto institutos de meteorologia favorecidos pela tecnologia de informações via satélite. Há inúmeros terapeutas que fecham um diagnóstico na observância dos detalhes que o indivíduo manifesta. Especialmente os profissionais de medicina mais antigos sabiam ler as informações contidas na língua de seus pacientes, sendo um excelente auxiliar do diagnóstico. Às vezes, através de um simples diálogo, é possível fazer um download de todos os caracteres e potencialidades de um indivíduo. Os animais pressentem, e até mesmo traduzem para suas concepções instintivas, todas as informações doadas pelos Campos Morfogenéticos. Uma cena de crime fala, os olhos falam, o silêncio fala, os raios da lua falam, as mãos falam. É apenas preciso entender as suas vozes. Até os maiores segredos do universo estão escritos na mais simples erva que encontramos em um terreno esquecido. Todas as coisas estão escritas em todas as coisas, tão altas como as estrelas ou tão ocultas como os limites quânticos.

 

         A quiromancia é uma arte divinatória que consiste na leitura das mãos, através da interpretação de sinais presentes nas linhas, formato, textura e todas as particularidades morfológicas possíveis de serem detectadas. Ao contrário daquilo que costumeiramente se pensa a quiromancia não é uma técnica de previsão do futuro, mas sim a leitura das tendências e potencialidades presentes, herdadas do passado, para entender aquilo que poderá derivar através do encadeamento dessas próprias tendências, prevendo circunstâncias, e, consequentemente, antevendo possibilidades futuras, direcionando às favoráveis e contornando as danosas. Portanto, poderemos afirmar que a quiromancia auxilia o ser humano a ter consciência daquilo que realmente é, indicando os caminhos a serem seguidos de acordo com seus atributos favoráveis, assim como possíveis defeitos que possam ser reparados, descortinando um futuro menos adverso. É acima de tudo um autoconhecimento.

        Disse Lao Tsé: "Inteligente é quem outros conhece. Sábio é quem conhece a si mesmo. Forte é quem os outros vence. Poderoso é quem domina a si mesmo. Ativo é quem muito trabalha. Rico é quem vive contente. Firme é quem vive em seu posto. Eterno é quem supera a morte".

        A quiromancia, segundo a maioria dos autores, teve origem na Índia, possivelmente na região do Punjabi, de onde se originou o povo cigano. Foi a partir do subcontinente indiano que a quiromancia se propagou pelas suas adjacências, atingindo a leste a Birmânia, ao norte China e Tibete, e a oeste a Pérsia, todo o Oriente Médio, Egito e Grécia. Foi neste último que Aristóteles efetuou um minucioso estudo sobre o tema.

        No livro de Jó poderemos ver um versículo que parece sugerir uma referência à quiromancia; transcrevo aqui para que possa ser analisado um paralelismo: "Ele sela as mãos de todo homem, para que conheçam todos os homens a sua obra". (Jó capítulo 37, versículo 7).

        A quiromancia está profundamente relacionada com a astrologia, assim como a astrologia se relaciona com a cabala e sua correspondência no Tarô. Tudo está relacionado, e aquele que compreende e exercita estas correspondências adentra nos sagrados recintos da maestria. Não podemos deixar de mencionar alguns sábios, além de Aristóteles que eram conhecedores desta arte, como Platão e o próprio Conde de Saint Germain, assim como tantos outros mestres do esoterismo.

        William John Warner, um irlandês nascido em 1866 e falecido em 1936, foi um dos mais notórios mestres da Quiromancia, tanto que seu apelido se tornou "Cheiro" (Pronuncia-se Cairo), devido à palavra grega "Chiro", prefixo de Quiromancia. As mais eminentes personalidades do mundo político, artístico e monetário da época buscaram informações através da leitura que fazia das mãos.

 

 

 

 


                               A Mão de Leitura.

 

        Deveremos ver qual é a mão dominante da pessoa. E isto é extremamente simples, pois a mão dominante será a direita para os destros e a esquerda para os canhotos. O importante é começar a leitura pela mão “não dominante” da pessoa, pois esta mostrará seu passado e suas características essenciais, a sua personalidade. A mão dominante mostra o “agora”, como a pessoa se apresenta para o mundo, suas habilidades, sua vida profissional e social, aspirações e afinidades afetivas, assim como as suas tendências futuras a partir de todos os dados colhidos.

 

 


 

                 Tipos de Mãos.

 

        Os tipos de mãos variam segundo a classificação utilizada vamos ver algumas delas.

        Segundo os elementos, poderemos ter as mãos relacionadas ao elemento terra. Estas possuem características semelhantes àqueles que lidam com a própria terra. A palma da mão apresenta um formato quadrangular, e os dedos curtos. É a mão do indivíduo essencialmente prático, menos intelectual e mais ligado à materialidade.     Como todo aquele vinculado ao senso prático se faz sistemático e rigoroso.

        Correspondente ao elemento fogo é a mão cujas palmas são longas em relação aos dedos, os quais são curtos em relação à própria palma. Estas características da "mão de fogo" denotam um indivíduo eivado de energia, disposição e alacridade. É o tipo de pessoa que se coloca em evidência, buscando assumir os comandos, externando seu arrojo e espírito audaz.

        As mãos que possuem palmas longas e dedos longos e delegados correspondem ao elemento água. São as "mãos de pianista" que apontam um caráter sensível, abstraído, e muitas vezes fantasioso. Normalmente tais pessoas são dignas de confiança, exprimindo amabilidade e maneiras gentis de se relacionar.

        Palma das mãos curtas, se apresentando em conformação quadrangular e dedos alongados fazem correspondência ao elemento ar e denota um indivíduo dotado de alto nível de inteligência, racionalidade e percepção. Externa-se como uma pessoa engenhosa com pendor à intelectualidade, desde que a ocasião e o acesso aos estudos lhe sejam favorável. Normalmente o indivíduo inserido nestas correspondências é privilegiado com uma mente perspicaz, repleto de ideias e prospecções.

 

        Outra forma de classificação, mais detalhista e abrangente, inclui sete padrões diversos: a mão elementar, a mão quadrangular, a mão espatulada, a mão subjetiva, a mão artística, a mão psíquica e as mãos mistas.

        A mão elementar, de palmas curtas e largas e dedos curtos e grossos caracteriza o indivíduo de caráter mais tosco, as vezes com tendência à brutalidade. Quanto mais curta e mais grossa maior sua tendência a um estilo desprimoroso.

        A mão quadrangular se apresenta com a palma e dedos tendendo à conformação retangular, mais curta que longa; dedos nem muito finos nem muito grossos, com exceção do polegar que tende a ser mais longo. Este tipo de mão caracteriza pessoas dadas ao trabalho, que valorizam a praticidade e a técnica. São, contudo, indivíduos extremamente conservadores e presos à materialidade, na qual dispõem suas metas e objetivos muitas vezes com avidez.

        A mão espatulada se apresenta com a palma que vai se alargando na proximidade dos dedos, e estes tendendo a serem mais largos em suas pontas, estabelecendo o formado característico de uma espátula, daí sua denominação. Indivíduos inseridos nestas correspondências costumam ser irritadiços, preocupados, extremamente laboriosos. Fazem-se também sensíveis e emocionais diante das circunstâncias da vida.

        A mão subjetiva, também denominada filosófica, se apresenta longa, fina, dedos compridos, finos e nodosos. Denotam pessoas inclinadas às atividades intelectuais, a estudo com afinco, ao isolamento e à solidão. Normalmente caracterizam indivíduos tímidos pouco ligados às movimentações e agitos de uma vida intensa.

        A mão artística é aquela que apresenta maior graciosidade entre todos os demais tipos. Levemente cônica possui os dedos finos e pontiagudos. Através de aspecto elegante evidencia nítida inclinação artística.

        A mão psíquica é estreita à semelhança da mão subjetiva, com dedos finos e longos, porém mais graciosos e sem nodos. Caracteriza indivíduos inteligentes, mas inseguros devido às debilidades físicas e à falta de estrutura psíquica. Tendem à depressão e ao caráter pusilânime. Normalmente apresentam nobreza de caráter associada à irritabilidade própria daqueles que dificilmente controlam seus arroubos emocionais.

        As mãos mistas são aquelas que apresentam mais de um padrão específico de compleição. Ao lado de um dedo pontiagudo pode haver um espatulado, alguns contrastando com as dimensões de outro formando um conjunto de variados aspectos. Denotam pessoas mais inconstantes, algumas vezes imprevisíveis, de humor variável e muitas vezes vacilante.

 

 

 


                     Análise de indícios perceptíveis.

 

        É essencial analisar a flexibilidade, a tonalidade da pele e também a temperatura presente nas mãos.

       A flexibilidade denota caráter versátil, propenso à adaptação às diferentes circunstâncias que possam surgir. Juntas emperradas acusam temperamento renitente, contumaz, inflexível em suas ideias, métodos e opiniões.

        Uma tonalidade pálida de pele podem indicar enfermidades e debilidade geral, o oposto de um matiz rosáceo que é indicativa de jovialidade e disposição. Vermelhas denotam irritabilidade e esbranquiçada sinaliza egocentrismo. Peles macias e finas denotam sensibilidade e disposição, a aspereza pode indicar descontentamento, irritação e melancolia. Pele fria denuncia fraqueza, inibição e insegurança.

 

 

 


                                  A Análise dos Dedos.

 

        O dedo indicador faz correspondência a Júpiter, expressando segurança, capacidade de assumir liderança e avidez. O dedo médio corresponde a Saturno, indicando senso de seriedade, competência e honradez. O dedo anular correspondente ao Sol (Apolo) e traz em si a inventividade e a engenhosidade. O dedo mínimo corresponde a Mercúrio, que carrega intrínseco o desembaraço, a extroversão e o poder comunicativo.

        Quanto à forma, os dedos que possuem suas pontas tendendo à forma quadrangular normalmente possuem habilidade para o esporte. Já os dedos longos são indicativos de pessoas que se esmeram nos detalhes. Os dedos curtos indicam natureza mais instintiva. Espatulados são indicativos de autoconfiança. Os cônicos indicam rapidez de pensamento, os pontiagudos habilidades artísticas e os mal formados pode indicar tendência a atitudes nocivas.

        Dedos muito juntos indicam uma personalidade desconfiada, que se fecha em si mesma devido à falta de fé nas pessoas e, sobretudo em si própria. Já os dedos com muita abertura vêm ser o inverso, traduzindo uma pessoa que confia demais, explicitando ingenuidade e até mesmo inocência. Quando há um espaço entre o polegar e o indicador, muito maior que o espaço entre os demais dedos, é indicativo de uma pessoa plenamente emancipada, de caráter bravio e indomável, porém com a característica essencial da generosidade, da solicitude e da atenção. Um espaço maior que os demais entre os dedos indicador e médio indica um indivíduo de natureza fleumática, imperturbável, que segue a vida tranquilamente sem exacerbar preocupações e afligimentos. É a pessoa disposta a viver a intensidade de cada momento deleitando-se nos prazeres e enlevos. Um espaço maior entre o médio e o anular denota excentricidade, evidente seriedade com suas ações e compromissos, assim como tendência a profundas lucubrações. Já o espaço maior entre o anular e o dedo mínimo denota franca timidez, uma maior e mais acentuada tendência ao isolamento, avesso às convencionalidades sociais.

       Os dedos polegares são os dedos que fizeram toda a diferença na jornada evolutiva dos seres humanos, e por esta razão cabe-lhes uma atenção especial. Representa toda a força de vontade expressa no dinamismo da própria evolução. Não apresenta desta forma o nome de um deus. Em suas disposições poderemos observar padrões correspondentes a características humanas. O polegar em forma espatulada expressa o dinamismo associado à sensibilidade; a ponta alargada dá indícios de constância, afinco e firmeza. Com afinamento em sua porção média, acinturado, indica brandura e civilidade. O polegar calibroso, de considerável grossura denota a capacidade de decidir sem temor, de resolver situações. O rombudo poderá ser uma indicação de um indivíduo com tendências à agressividade.

        Os polegares longos são indicativos de autoconfiança, de segurança e determinação. Contudo, em casos de serem exageradamente longos, é um forte indicador de elevado egocentrismo e também brutalidade. Polegares curtos indicam pessoas sugestionáveis, sensíveis, inseguras e emotivas. Polegares grossos indicam pessoas renitentes, contumazes e até certo ponto néscios. Os polegares de pontas quadradas são indicativos de pessoas práticas, que se utilizam com sucesso do improviso e resolvem situações através do pragmatismo. Polegares pontiagudos indicam pessoas precipitadas, avessas ao planejamento que agem pelo entusiasmo sem antever as possibilidades e riscos.

       As unhas também poderão ser analisadas sob suas diferenças de padrões. Seus sinais são, até mesmo, utilizados na terapêutica. Unhas curtas denotam pessoas austuciosas e perspicazes. Quebradiças indicam problemas nas proximidades do Chakra Vishuda, relacionado à garganta e a tireoide. Unhas finas, compridas indicam possibilidade de doenças no aparelho respiratório. Unhas curtas e quadradas podem ser o indicativo de moléstias cardíacas. As curtas e achatadas podem indicar problemas de ordem motora. As marcas brancas, segundo antigas tradições, (embora não tenham relevância no estudo sério de quiromancia) quando no polegar pode indicar correspondência amorosa, no dedo mínimo, bons presságios em empreitadas, no anular boas perspectivas de ordem financeira, no dedo médio alguma viagem a surgir; no indicador algum presente do destino.

 

 




                     As Linhas da Quiromancia.

 

        As linhas da mão transportam as energias contidas nos montes, os quais veremos mais adiante, cada linha conduz um tipo diferente de energia.

        As linhas mais importantes, e por sinal perfeitamente visíveis na Quiromancia, são quatro. As quais são a Linha da Vida, a Linha do Coração, a Linha da Cabeça e a Linha do Destino.

 

 


                                                  linha do coração a de cima, (mais próxima aos dedos).



                                A Linha do Coração:

 

        Também conhecida como a Linha do Amor, se localiza na porção superior da mão, mais próxima aos dedos, na maioria das vezes iniciando-se transversalmente na borda da palma da mão, se dispondo em seguida em sentido vertical na direção do indicador. Seu trajeto, no entanto, pode sofrer inúmeras variações de pessoa para pessoa, de acordo com a dinâmica comportamental do indivíduo em relação ao amor.

 

        A Linha do Coração define a maneira com que o indivíduo se relaciona afetivamente com as pessoas e também como este deseja que as pessoas se relacionem com ele próprio.

 

        Quando esta linha descreve uma curvatura na borda da mão, imediatamente abaixo do dedo mínimo, em direção ao indicador, indica que a pessoa possui elevado grau de romantismo; mostrando-se empática, propícia a um relacionamento onde exista uma cumplicidade, atenção e delicadeza.

 

        Quando sua curvatura descreve direção ao dedo médio indica que o indivíduo é alguém motivado por forte paixão, que busca a pessoa a quem ama.

 

        Quando a Linha do Coração segue um padrão mais retilíneo é um indicativo de um indivíduo mais racional, que faz uso da razão sobre seus próprios sentimentos, e que, apesar de possuir algum traço de romantismo, faz com que seus pensamentos sejam dominantes sobre seus próprios sentimentos, podendo as vezes, erroneamente parecer um pouco indiferente à pessoa amada.

 

        Quando a Linha do Coração se apresenta mais curta findando abaixo do dedo médio sem descrever uma curvatura significa que a pessoa gosta da solidão, mantendo seus compromissos em metas alheias aos relacionamentos afetivos, como trabalho, estudo ou outras atividades que de tenham sua atenção.

 

        Quando esta linha vem a ser fraca e repleta de elos indicam muitas desilusões no amor. Terminando no monte de Saturno mostra que a pessoa é idealista, no monte de Júpiter demonstra ser fiel; entre os montes de Júpiter e Saturno, pessoa fortemente amadurecida nas questões do amor; terminando sobre o Monte de Júpiter é indicativo de forte espiritualidade. Quando corta toda a palma da mão, de um lado a outro, demonstra que a pessoa é solícita e generosa. Quando termina no meio da palma demonstra uma pessoa avessa a aproximações, embora não seja má ou negativa.

 

 

 

                                                         linha da cabeça no centro.


 

                      A Linha da Cabeça ou a Linha da Sabedoria.

 

        Tem início na borda da palma da mão abaixo do dedo indicador e descreve uma trajetória dividindo a mão ao meio.

        Quando esta linha se faz nítida, comprida e plana, significa que o indivíduo possui uma mente limpa, através da qual exerce domínio sobre seus pensamentos, sendo preciso em suas ações, metas e determinações.

 

        Uma linha curta é indicativa de alguém que é atropelado pela própria impulsividade, dando vasão aos seus instintos sem racionalizar sobre as ações a serem tomadas. É a pessoa que toma atitudes alheias a qualquer planejamento.

 

        Quando esta linha se faz excessivamente longa denota um indivíduo detentor de uma mente em um ritmo acelerado de atividade; um buscador de conhecimentos que procura respostas a razão de ser das informações que lhe são endereçadas.

 

        Uma linha que possui ramificações em seu final é indicativa de alguém perseguido pelas dúvidas, que dificilmente depara com uma conclusão ou com um nítido entendimento, que se perde muitas vezes em pareceres e em hipóteses diferentes.

 

        Quando a Linha da cabeça alcança a borda oposta da mão significa que o indivíduo possui uma ligação inata com a espiritualidade. Busca algo além daquilo que é visível, em alguns casos a religiosidade. Indivíduos com este sinal podem ter, muitas vezes, dificuldade no convívio com o mundo físico.

 

 

                                                           linha da vida abaixo da linha da cabeça.


                                           A Linha da Vida.

 

        É a linha que fala muito mais da vitalidade e da saúde física de uma pessoa que propriamente da duração da vida, ideia que a maioria das pessoas tem do significado desta linha, que nasce à adjacência da linha da cabeça, e desce inclinada até a porção inferior da palma da mão. Circunda, portanto, a base do polegar, e é nesta base que existe um vaso sanguíneo esotericamente denominado "a grande arcada da palma". Este vaso está conectado com o coração e demais órgãos vitais, todos essenciais para a manutenção da saúde física.

 

        Quando esta linha se faz arredondada rodeando a protuberância do polegar, chamada de Monte de Vênus é um evidente indicativo de substancial vitalidade e saúde.

 

        Quando esta linha se faz curta ou fraca, ou ainda composta por pequenas linhas sobrepostas, denota pouca vitalidade, a qual se esgota rapidamente, e que necessita de reposição após seu uso em tarefas e dispêndios. Os locais de ruptura, anéis e ilhas indicam a parte mais frágil do organismo. Linha curta, mas aprofundada indica perda rápida de energia ou força vital, indicando moderação, sobretudo naquilo que se faz excessivo, seja trabalho, esforços ou diversões, notadamente as prejudiciais.

 

        Linha da Vida plana também é indicativa de pessoa que se esgota com facilidade, especialmente devido ao tempo em que se ocupa de um trabalho ou qualquer outra atividade.

 

        Quando a Linha da Vida se divide pouco antes do pulso, é o indicativo de alguém que aprecia viver intensamente, alguém que possui ativa vitalidade para agitações, viagens, esportes e todo tipo de atividade onde as energias possam fluir livremente.

 

        Quando a Linha da Vida termina no Monte da Lua, na porção inferior da mão, próximo ao pulso, seguindo a direção vertical inferior ao dedo mínimo, é sinal que o indivíduo aprecia aventuras, viagens e diversões radicais. Caso estiver unida à linha da cabeça, o indivíduo se faz cauteloso e ligado à família. Existindo uma bifurcação antes de a linha terminar, o indivíduo se torna aventureiro na maturidade.

 

        Quando há a quebra da linha da vida, significa que o indivíduo passará por alguma eventualidade neste período, podendo ser algum acidente, contratempo ou enfermidade. Estas interrupções quando se apresentam sequencialmente em inúmeros intervalos significa, possivelmente, períodos nos quais ocorrerá algum padecimento, seja de enfermidades recorrentes, seja por tribulações constantes ou agruras presentes em vários períodos que transcorrem a existência terrena do indivíduo. Um progressivo enfraquecimento da linha significa alguma enfermidade crônica ou outra problemática severa; caso após este enfraquecimento a linha desapareça poderá ser um indicativo da gravidade da doença, que poderá levar à morte.

        Para calcularmos, ainda que aproximadamente, os períodos da vida que a linha evidencia, poderemos considerá-la com o valor de 80 anos quando completa, e dividirmos em 8 seguimentos, cada qual indicando um período de 10 anos, dessa maneira é possível estabelecer uma cronologia para cada sinal e evento.

        A entrada da linha da vida nos domínios lunares (Monte da Lua), é um forte indicativo de mediunidade, afinidade extra física ou destacada inclinação ao esoterismo, à mística e à espiritualidade.

 

        Uma linha da vida excepcionalmente longa é indicada quando a Linha da Vida contorna completamente o Monte de Vênus, sem interrupções, chegando até o pulso. Quando, porém, a Linha da Vida é interrompida em ambas as mãos, por uma forte linha transversal, é indício de uma provável morte súbita. No caso de haver uma interrupção da linha da vida, e essa quebra for ladeada por pequenas linhas curtas, significa uma possível enfermidade na qual se forem tomadas as devidas assistências e os devidos cuidados haverá o restabelecimento.

        Um presságio negativo de acidentes ou morte súbita é quando a Linha da vida tem início junto às duas linhas, ao mesmo tempo, da cabeça e do coração. Nunca deveremos, porém, confundir um presságio com uma fatalidade. Nosso destino é traçado no ritmo de cada passo e em cada direção tomada em um momento que se chama "agora".

 

 

 

 


 

                                          A Linha do Destino.

 

        Percorre a palma em sentido vertical levemente inclinado para um dos lados. Pode ter início na Linha da Vida, no Monte da Lua, no meio da palma. Não é sempre que possui nitidez, muitas vezes pode até estar ausente. Sua existência, entretanto, traz a estabilidade às demais linhas. É a linha que diz respeito à vida profissional, familiar e às atividades que são comuns ao indivíduo. Uma linha nítida e precisa indica uma pessoa dotada de gana e força de vontade. Se for fraca denota ausência ou fraqueza de direcionamento na vida. As mudanças de direção que esta linha pode fazer são indicativas de inúmeras mudanças nas perspectivas da vida. Quando há quebras ou interrupções indicam as mudanças no âmbito do trabalho e da carreira profissional.

        Quando a Linha do Destino tem sua origem na Linha da Vida, o indivíduo alcançará êxito através de seus próprios meios e esforços.

        Partindo do pulso e indo ao Monte de Saturno, o indivíduo alcançará sucesso devido à sorte que o acompanhará. A Linha do Destino cujo início se faz no Monte da Lua indica o indivíduo dotado de faculdades psíquicas. Quando nasce no Monte da Lua, atravessa a linha do coração, alcançando o Monte de Júpiter é indicativo de um ótimo e feliz casamento. Quando é bloqueado seu caminho pela linha da cabeça, é o sinal de que a carreira não deslanchou devidamente por escassez de inteligência. Caso ocorre uma bifurcação e o ramo a partir desta alcançar o monte de Júpiter, a pessoa alcançará sucesso a partir desta bifurcação, especialmente na área pública. Dirigindo ao Monte de Mercúrio a pessoa alcançará êxito através do comércio ou da ciência. Terminando no Monte de Saturno o indivíduo terá êxito em qualquer área. Entre os montes de Saturno e Apolo indicativo de tendência de sucesso no âmbito artístico. Quando a Linha do Destino termina pouco acima do meio da palma indica o surgimento de uma vocação tardia.

 

 

 

 

 


 

                                                        Outras Linhas da Quiromancia.

 

Existem mais linhas que podem desvelar traços mais detalhados sobre outras áreas específicas da vida de um indivíduo. Entre as quais são a Linha do Casamento, a Linha do Dinheiro, a linha dos Filhos.

 

 

 


                           A Linha do Casamento.

 

        Embora seu nome seja Linha do Casamento, sua interpretação não se restringe apenas ao âmbito matrimonial, mas também a todos os demais vínculos românticos entre duas pessoas.

        Para interpretar a Linha do Casamento, contrariamente, faz-se necessário analisar a mão esquerda dos destros e a mão direita dos canhotos.

       Apresenta-se como uma ou mais linhas curtas logo abaixo do dedo mínimo, tendo início na lateral da borda da mão.

        Quanto mais próxima da Linha do Coração ela estiver mais cedo a pessoa terá um relacionamento forte ou irá contrair matrimônio.

        Quando esta linha é comprida e direcionada ao indicador indica um casamento feliz.

        Quando ela apresenta uma curvatura para baixo indica que a pessoa irá viver uma longa união com o seu cônjuge.

        Quando a linha ou as linhas são curvadas para cima indica dificuldade para a pessoa se casar.

        Uma linha com ramificações indica problemas e dificuldades no casamento.

        Quando uma linha se subdivide e depois volta a se unir forma um sinal ao qual chamamos Ilha. Uma ilha logo no início da linha indica adiamento no casamento, ou que o casal passará por um período residindo distantes um do outro. A Ilha disposta no meio da linha indica que haverá um período de separação, contudo, temporário. Já uma ilha no final é o indicativo de divórcio ou separação definitiva.

        A Linha do Casamento terminando em forquilha é indicativa de separação, caso a forquilha aponte para baixo, em direção ao Monte de Marte indica separação litigiosa.

        Uma linha rarefeita que se insinua a atravessar a palma da mão a partir da Linha do Casamento é indício de atribulações e desventuras na vida conjugal.

        Muitas linhas na Linha do Casamento sugere uma relação adversa e angustiante na existência conjugal.

 

 

 

 


                             A Linha do Dinheiro.

 

        A Linha do Dinheiro é uma linha diagonal curta que começa na base do dedo mínimo, muito difícil de ser visualizada, e que pode apresentar caminhos variados. Uma linha do dinheiro reta e funda indica uma disposição intrínseca ao sucesso financeiro. Uma linha onde há ondulações indica dificuldades em conquistar uma considerável suficiência econômica.

 

 

 


                          A Linha da Intuição.

 

        Traceja entre o Monte da Lua e o Monte de Marte, longitudinalmente, isto é, em sentido vertical à palma da mão.

        É uma linha nem sempre presente nas mãos das pessoas. Ela reflete o caráter intuitivo, nascendo no Monte da Lua, assim como a capacidade de antever acontecimentos e todas as virtudes daqueles que possuem afinidades extra físicas florescentes. Quando nítida ressalta o aspecto intuitivo e mediúnico.

 

 

 


                                A Via Lasciva.

 

        Inicia-se no Monte da Lua, e faz um trajeto curvo na palma da mão indo até a base do monte de Vênus. É uma linha de difícil percepção, e nem sempre presente na maioria das pessoas. As pessoas que têm maior nitidez desta linha possuem personalidade viciante, às vezes obsessiva, com tendência a se perderem em vícios ou prazeres instintos ligados à matéria.

 

 

 


                            Linha dos Filhos.

 

        Saem normalmente da linha do casamento, verticais a esta. Exige uma certa prática para detectá-la. O número de pequenas linhas que saírem da linha do casamento é o número de filhos que a pessoa terá, isso, entretanto, não se restringe a filhos biológicos apenas, como a Quiromancia tem procedência nós aspectos kármicos, os sinais são indicativos de filhos que serão criados, independentemente de laços sanguíneos.

Um detalhe importante também nesta análise é observar a mão esquerda se a pessoa for destra e a direita se a pessoa for canhota.

Quando a linha é grossa vem ser uma indicação do sexo masculino da criança. Linhas mais finas indicam criança do sexo feminino.

 

 

 

 


 

                                          Os Montes.

 

        São estes centros de onde se irradiam as energias, e, em semelhança às linhas, quanto maior nitidez melhora serão as suas disposições.

        Os montes se prefiguram em número de oito, sendo quatro deles dispostos na base dos dedos. Na base do dedo indicador temos o Monte de Júpiter; na base do dedo médio temos o Monte de Saturno; na base do anular surge o Monte do Sol (Apolo), e, na base do mindinho (dedo mínimo) o Monte de Mercúrio.

        Entre o polegar e o Monte de Júpiter se ergue Marte Ativo ou Marte Positivo; oposto à palma, seguindo uma linha imaginária transversal, sob o Monte de Mercúrio, coloca-se Marte Passivo, também chamado Marte Negativo. Entre a base do polegar e a parte central da palma da mão acha-se o Monte de Vênus. Na parte inferior da mão, na direção abaixo de Marte Negativo se encontra o Monte da Lua.

        Como citado anteriormente, os montes auspiciosos ou favoráveis são aqueles que apresentam nitidez, firmeza e elevação. Júpiter se traduz em liderança, autossuficiência; Saturno enfoca a prudência e também o isolamento, a introversão. O Monte do Sol expressa a aptidão artística, o pendor à fama, à evidenciação; Mercúrio desenvoltura, equilíbrio e reflexão; Vênus sensualidade, atratividade; Marte, galhardia, tenacidade, constância e obstinação, o Ativo é aquele que confere resistência, intrepidez e avidez, o passivo renitência, capricho, cisma e persistência. O Monte da Lua configura as características da perspicácia, intuição e afinidades extra físicas.

 

 

 

 


                                   Sinais e Marcas.

 

        Conheço uma pessoa que nada sabia sobre radiologia até quando ingressou na universidade, na área das ciências biológicas. Na primeira ocasião em que teve contato com uma radiografia não entendeu absolutamente nada daquilo que a imagem transparecia. Foi somente após várias aulas da disciplina que começou a compreender todas as variantes que se apresentavam nas gradações entre as estruturas radiopacas e radiolúcidas. Da mesma maneira são as mãos. Há sinais, montes e linhas perfeitamente detectáveis. Há outros, porém, que não se destacam, ou muitas vezes nem mesmo são observados aos olhares menos familiarizados. À medida que se vai observando, contudo, novos detalhes vão surgindo diante de nossos olhos, e vamos compreendendo aquilo que a silenciosa linguagem das mãos ressume. Esses detalhes se apresentam na forma de pequenas linhas, anéis, semicírculos... E todos são passíveis de interpretações, cada qual sugerindo aquilo que exprime sua própria particularidade.

 

 

                              A Cruz.

 

        A cruz vem ser um sinal cujo significado se altera de acordo com o local em que é encontrada. Vejamos suas significações: Quando se encontra sobre o Monte de Júpiter é um sinal de bonança conjugal, felicidade em uma vida a dois; neste mesmo monte, em sua porção inferior indica que a pessoa possui sensualidade exagerada, lubricidade e até mesmo tendência à promiscuidade. Encontrada no Monte do Sol é um sinal de obstáculos, de dificuldades na vida como um todo. Encontrada no Monte de Mercúrio, a cruz sinaliza uma pessoa desonesta, extremamente ligada ao seu próprio ego sem a preocupação de prejudicar seu semelhante; quando, porém, se localiza na porção inferior deste mesmo monte, é um sinal de propensão à abstinência do indivíduo, que poderá até mesmo sugerir castidade. Quando encontrada nos montes de Marte é uma sinalização da presença constante de inimigos e desafetos. No Monte de Marte Positivo sinaliza inimigos declarados, explícitos; já no Monte de Marte Negativo indica a existência de inimigos dissimulados, amigos falsos, muito mais perigosos dos que se fazem evidentes. Quando presente no Monte da Lua indica frustrações, fracassos advindos da própria insegurança. Quando no Monte de Vênus é indicativo de tragédia amorosa, alguma situação grave advinda dos relacionamentos afetivos.

 

 

 

        A Estrela.

 

        A estrela já se apresenta como um sinal ditoso e favorável em qualquer lugar em que possa ser encontrada, variando apenas o caráter substancial. Quando há uma estrela em qualquer lugar do monte de Júpiter significa sorte na vida de maneira geral e em vários âmbitos; já no Monte de Saturno significa especialmente sucesso na área em que se refere às letras ou às leis; no Monte de Mercúrio é indicativo de sorte através dos contatos, especialmente devido à talentosa eloquência. Quando presente no Monte da Lua, a estrela indica um talento ligado à imaginação da pessoa, rica em ideias que poderão, e muito, favorecer seu sucesso se explorada devidamente tal virtude. Quando a estrela se encontra ao redor do pulso indica herança à qual a pessoa terá direito no decorrer da vida; no centro da palma indica a recuperação de perdas, o restabelecimento de ganhos, uma volta por cima após qualquer revés. Quando localizada em Marte seja positivo ou negativo é um sinal evidente de evidenciação, de reconhecimento, de elevação, o que difere entre um e outro é que no positivo há o devido merecimento, o que pode não ocorrer no negativo. Excetuando o dedo polegar, na extremidade de qualquer um dos dedos é um sinal de sorte no destino da pessoa; no polegar é a sinalização de êxito após muitos esforços do próprio indivíduo, uma compensação a todo seu empenho que possa ter. Quando a estrela se localiza no monte de Vênus significa sorte no amor em qualquer circunstância. Quando a estrela se localiza na linha da vida deve ser verificada qual região desta linha ela se encontra; caso esteja no começo da linha, significa boa sorte já no início da vida, no meio indica sorte na maturidade e no final durante a velhice.

 

 

 

 


                                        As Grades.

 

        As grades se dispõem como inúmeras linhas pequenas que se cruzam. Elas provocam tanto a evidenciação quanto a desestabilização das energias, amplificando ou exacerbando as faculdades inerentes aos locais onde se localizam, assim como alterando as características estes locais determinam à pessoa. Podem ser um sinal de alerta. Quando se encontram no monte de Vênus é um indicativo de precaução no âmbito amoroso, especialmente em relação à própria sexualidade. No Monte do Sol promove o desinteresse; em Júpiter desperta a altivez; em Mercúrio a inconstância, a volubilidade e a falta de integridade; em Marte ativo a hostilidade, em Marte Passivo a irascibilidade; no Monte da Lua a exacerbação do imaginário, tendência ao delírio.

 

 

 

 

        O Quadrado.

 

O quadrado é um sinal de proteção. Funciona da seguinte maneira: caso uma linha se encontre interrompida, mas sobre esta interrupção esteja inserida em um quadrado, é o sinal evidente de uma proteção, pois uma quebra na linha da vida, por exemplo, significando alguma enfermidade ou acidente, este sinal mostra que a pessoa passará incólume por qualquer que seja a eventualidade, seguindo, posteriormente, o trajeto que se dispõe à frente.

 

 

 

                             O Triângulo.

 

        O triângulo é um excelente sinal de calmaria, pois confere paz abrandando as energias nos locais onde estas se manifestam. É um controle que se dispõe a mitigar excessos acalmando e suavizando as canalizações que surgem desses centros de origem. Quando localizado no Monte de Júpiter sinaliza liderança com sabedoria, planejamento e consciência, diplomacia conciliadora e disposição à empatia. Localizada no monte de Saturno, indica disposição no estudo e no entendimento, uma fluência para captar o conhecimento. No Monte do Sol a inspiração e o domínio dos dons artísticos com sobriedade e comedimento. No Monte da Lua a serenidade nos efeitos da capacidade intuitiva, a imaginação equilibrada no campo das ideias. Nos Montes de Marte a calma, o equilíbrio, o bom senso e a moderação. No Monte de Vênus o controle equilibrado das paixões, o predomínio do amor sobre os sentidos instintivos.

 

 

 

                        Os Pontos.

 

        Os pontos são bloqueadores de energia, não de maneira definitiva, mas que afetam determinado período da vida do indivíduo. Quando um ponto se encontra na linha da cabeça significa um período depressivo, esgotamento ou até mesmo de perda de capacidade cognitiva; na linha do coração pode ser uma enfermidade cardíaca assim como uma forte desilusão amorosa, um desgosto cuja severidade afete toda o âmbito sentimental. Na Linha da Vida um ponto significa uma debilidade, não tão grave quanto uma interrupção (quebra), mas uma diminuição na força vital do indivíduo.

 

 

                                             Os Elos.

 

        Tanto os elos quando as ilhas são sinais onde as energias não estão fluindo o quanto deveriam. Na Linha da Vida pode significar doenças ou simplesmente um arrefecimento da saúde; confusão mental ou qualquer outro distúrbio de ordem cognitiva quando presente na Linha da Cabeça; debilidade no coração ou frustração amorosa quando na Linha do Coração.

 

 

 

 


                              O Anel de Vênus.

 

        O Anel de Vênus é um semicírculo que junta o dedo médio com o anelar. É um sinal que poucas pessoas possuem e confere grande personalidade. São seres sensíveis às manifestações artísticas assim como toda beleza que emana da natureza. É o sinal das pessoas que amplamente se sobressaem. Se estiver na mão esquerda, fala sobre as grandes qualidades artísticas do passado. Se estiver na mão direita, são os dons artísticos que se desenvolvem nesta vida. Em ambas as mãos são os dons artísticos inatos que também afloram nesta existência presente.

É o sinal de pessoas gentis, confiáveis e solícitas. Pessoas cuja energia é cativante, que exercem atração e admiração.

 

 

 

 


                              O Anel de Salomão.

 

        O Anel de Salomão é um semicírculo situado abaixo do indicador. Ele é o efetivo sinal de um indivíduo com a inata capacidade de exercer liderança, de ministrar ensinamentos, de estabelecer maestria, por isso é um sinal tanto dos líderes quanto dos mestres, ou até mesmo de ambos, assomada à capacidade intuitiva que engrandece tais pessoas que exalam magnetismo e sabedoria.

 

 

 

 

                                      O Triângulo Místico.

 

        Localiza-se intermediário às linhas da cabeça e do coração. Tem este nome pois sinaliza a herança inata da predisposição ao conhecimento esotérico, ao ocultismo. É o sinal dos magistas, o sinal de reconhecimento dos velhos sábios, as almas antigas dos mestres que adentraram nos círculos dos iniciados.

 

 

 

 

 


                              As Linhas do Pulso (Os Braceletes).

 

        As linhas do pulso nos falam sobre o caráter do indivíduo, nos informam sobre sua saúde e força vital, assim como suas disposições futuras. Essas linhas normalmente são em número de duas, às vezes três e até mesmo quatro.

        A primeira linha diz respeito à saúde. Quanto maior a sua nitidez e se estiver isenta de interrupções, melhor será a saúde e a força vital da pessoa. Interrupções e falta de nitidez representam um sinal de alerta quanto à fragilidade da saúde, indicando precauções e atenção para uma vida saudável e comedida.

        A segunda linha diz respeito ao desempenho social do indivíduo. Uma linha nítida e sem cortes sugere uma vida bem sucedida.

        A terceira linha é mais difícil de ser encontrada. Poucas pessoas a têm. É o sinal de um indivíduo que exerce influência sobre as pessoas com quem tem contato. Possui magnetismo pessoal, inteligência acima da média e memória surpreendente. Fatores que ajudam e muito a sobressaírem na sociedade.

        Uma quarta linha, ainda mais rara, assoma às demais características daqueles que possuem a terceira linha, uma vida excepcionalmente longa e também a um grande número de filhos.

 

 

 


A Quiromancia é tão antiga quando a astrologia. Todas as ciências místicas se interpenetram, se relacionam, fazem correspondência umas às outras. O Universo silenciosamente revela seus segredos àqueles que procuram compreender a essência de ser, viver e existir. Reside em na intimidade de nossa alma a centelha divina, a fagulha de luz que nos conecta ao todo. A evolução se dinamiza não naquilo que seremos, mas naquilo que somos e deixamos de conhecer. Conhecer a nossa própria essência e vivenciar a essência do próprio Todo, onde se convergem todos os caminhos. O conhecimento antigo foi alcançado através de vislumbres que romperam os véus da materialidade. Aquilo que foi conhecido e alcançado se abriu como interstícios na escuridão do desconhecimento. Lentamente as luzes invadem a penumbra e assinalam novos matizes para futuras concepções. O segredo da vida está escrito nos "livros da simplicidade”, em cada folha, em cada gota de orvalho, em cada nascer do Sol, em cada ciclo, nas estrelas, nos ventos, nos olhos, nas mãos...

        "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linhagem, sem fala ouvem-se as suas vozes". (Salmo 19).

        Ouçamos as suas vozes e nossos corações destilarão sabedoria. Todo o universo fala através da grandeza presente nas coisas mais simples da vida.

 

Paz, luz e harmonia.